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Níveis do QECR (CEFR levels)

O QECR é um instrumento de referência transparente, coerente e abrangente

A Easy Escola de Idiomas utiliza métodos e programas que seguem o QECR (https://www.dge.mec.pt/quadro-europeu-comum-de-referencia-para-linguas):

  • Módulos para iniciantes levarão você ao nível A1
  • Módulos elementares ao nível A2
  • Módulos intermediários ao nível B1
  • Módulos avançados para o nível B2

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O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas é uma diretriz utilizada para descrever as realizações dos alunos de línguas estrangeiras em toda a Europa e, cada vez mais, noutros países.
Foi elaborado pelo Conselho da Europa como a parte principal do projecto "Aprendizagem de Línguas para a Cidadania Europeia" entre 1989 e 1996.

O seu principal objectivo é fornecer um método de aprendizagem, ensino e avaliação que se aplique a todas as línguas na Europa. Em Novembro de 2001, uma resolução do Conselho da União Europeia recomendou a utilização do QECR para estabelecer sistemas de validação da capacidade linguística. Os seis níveis de referência (ver abaixo) estão a tornar-se amplamente aceites como o padrão europeu para avaliar a proficiência linguística de um indivíduo.

 

Uso elementar da linguagem

 

A1 (final do Iniciante 4)
É capaz de compreender e utilizar expressões familiares e quotidianas e frases muito simples, relacionadas com a satisfação de necessidades concretas. Consegue apresentar-se a si próprio e aos outros, bem como perguntar aos outros sobre si próprio – por exemplo, onde vivem, quem conhece e o que possui – e pode responder a perguntas desta natureza. Consegue se comunicar de maneira simples se a pessoa com quem está falando fala lenta e claramente e está disposta a ajudar.

A2 (final do Ensino Fundamental 4)
É capaz de compreender frases e expressões habitualmente utilizadas associadas a tópicos diretamente relacionados com as suas circunstâncias diretas (por exemplo, informações pessoais ou informações sobre a sua família, compras, trabalho, arredores imediatos). É capaz de se fazer compreender em situações simples e rotineiras, lidando com uma troca simples e direta de informações sobre temas familiares e comuns. É capaz de descrever a sua formação e educação, o ambiente imediato e outras coisas associadas às necessidades imediatas de uma forma simples.

 
Uso independente da linguagem

 

B1 (fim dos níveis intermediários)
Consegue compreender os pontos principais quando é utilizada uma linguagem clara e padrão e o foco está em tópicos familiares associados ao trabalho, escola, lazer, etc. Consegue lidar com a maioria das situações tipicamente encontradas quando se viaja na região linguística. É capaz de se expressar de forma simples e coerente sobre temas familiares e áreas de interesse pessoal. É capaz de relatar experiências e acontecimentos, descrever sonhos, esperanças e objectivos, bem como fazer declarações curtas para justificar ou explicar os seus próprios pontos de vista e planos.

B2 (fim dos níveis avançados)
É capaz de compreender os principais conteúdos de textos complexos sobre temas concretos e abstratos; também entende discussões especializadas em sua área principal de especialização. Consegue se comunicar de forma tão espontânea e fluente que uma conversa normal com falantes nativos é facilmente possível sem muito esforço de ambos os lados. É capaz de se expressar sobre uma ampla gama de tópicos de maneira clara e detalhada, explicar sua posição sobre um assunto atual e indicar as vantagens e desvantagens de diversas opções.

 

 
Capacidade de linguagem autônoma

 

C1 (requer preparação especial)
É capaz de compreender uma ampla gama de textos desafiadores e mais longos e também de compreender significados implícitos. Consegue expressar-se de forma espontânea e fluente, sem ter que procurar palavras com frequência e de forma perceptível. É capaz de utilizar a língua de forma eficaz e flexível na sua vida social e profissional ou na formação e nos estudos. É capaz de fazer declarações claras, estruturadas e detalhadas sobre tópicos complexos e aplicar vários meios de associação de texto de forma adequada no processo.

C2 (requer preparação especial)
Consegue compreender sem esforço praticamente tudo o que lê ou ouve. É capaz de resumir informações de diversas fontes escritas e faladas, relatando logicamente as razões e explicações. É capaz de se expressar espontaneamente com alta fluência e precisão e também esclarecer nuances mais sutis de significado em tópicos mais complexos.

+

Formados

 anos

Experiência no ensino

Professores

Nativos e qualificados

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